quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Manneken Pis de NY

Frequentemente digo que o monumento que mais me desiludiu foi o Manneken Pis em Bruxelas. É triste quando o "maior" monumento de um país fica numa esquina apertada e mede apenas 30 cm... É de tal maneira ridiculo que eu só dei conta de estar ao lado do boneco porque vi um grupo de japonocas com as máquinas todas voltadas para um local (mesmo estando previamente avisado de que estava próximo do local e que me ia rir com o que ia ver)!

Serve esta introdução para dizer que a sensação é mais ou menos a mesma com a estátua da Liberdade. Habituados aos grande e largos planos nos filmes Hollywoodescos, a decepção acaba por surgir... E deve ser ainda mais decepcionante para algumas pessoas que não devem ter zoom nas suas máquinas fotográficas.

Vejamos... a estátua mede cerca de 40 metros (90 com o pedestal). O nosso Cristo Rei, mede 86 metros também com pedestal. Tendo em conta que o cenário por detrás da estátua da liberdade é constituido pelos arranha-céus de Manhattan, sentir-me-ia tentado a pedir de volta o dinheiro da viagem do ferry (não fosse a viagem de borla, claro!).

Mas admito: apesar da dimensão, não deixa de ser uma emoção ver este monumento conhecido à escala planetária!







A vista sobre Manhattan:

Sem comentários: