quinta-feira, 5 de março de 2009

How to dismantle an atomic band

Este é mais ou menos o título da crónica da TimeOut e concordo com quase tudo o que é dito.

Já ouvi algumas vezes o novo "No Line On The Horizon" dos U2 (já tinha lançado aqui o novo single) e devo dizer que estão longe daquilo a que nos habituaram... ou melhor: do que nos habituaram até ao "Pop", porque depois disso, temos assistido a álbuns que tentam depurar um sentido mais rock pop das suas músicas do que fazer algo surpreendente e "transgressor" da chamada "normalidade".

Na verdade, ouvimos este novo CD e chegamos ao fim com a sensação de que nem sequer não ficam refrões na cabeça... não há hinos à U2! Há mesmo quem diga que apenas The Edge mantém o seu interesse pela Música (com "M" grande!) mas que Bono está "apenas" pela sua cruzada ligada a causas humanitárias...

Se há algumas bandas das quais esperamos que sigam a sua linha (caso dos Metallica que regressaram ao metal que sempre os caracterizou), há outros casos em que esperamos que essas bandas se re-inventem. Eu estava à espera de um "Achtung Baby", de um "Zooropa" ou de um "Pop"... Não pelo estilo de música que cada um contém mas pela ruptura que representam. Não aconteceu!

Sem comentários: