terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Jeff Buckley

A música provoca vários efeitos nas pessoas. Há quem se recorde de certas pessoas em especial, festas ou celebrações de datas importantes... A mim, faz-me recordar as viagens de fiz.

Há cerca de 2 anos estava a receber a noticia de que ia passar uma temporada a Itália. Logicamente, na bagagem precavi-me com CD's e enchi o portátil de mp3! Convenhamos que a música italiana, salvo raras excepções, está a um nível de decibéis bastante desagradável (basta ouvir Laura Pausini e Eros Ramazzotti para começar a duvidar se há algum italiano que cante sem gritar!).

Pois bem. Apesar do que levei, numa tarde descobri uma loja com CD's a preços imbatíveis onde comprei "Grace" de Jeff Buckley. Na altura foi uma compra arriscada. Pouco conhecia dele... uma ou outra música e o facto de ter morrido em circunstâncias, no mínimo, misteriosas. Hoje, só tenho pena da sua discografia ser tão reduzida!

Este álbum acompanhou-me em grande parte das viagens (intermináveis) de comboio de Pisa-Milão, nas escalas (intermináveis, claro) no aeroporto de Roma... Lembro-me das pessoas que conheci e dos lugares que visitei!

6 comentários:

F.G. disse...

Bem, acho que este post merece uma repreensão. Há música italiana muito boa, tal como em todos os países. O Eros é uma espécie de Tony Carreira milanês. Experimenta este:
http://www.youtube.com/watchv=YkTDqwaikWE.

Anónimo disse...

Sempre tive dificuldade em escolher um músico ou um grupo preferido, mas refiro-me sempre ao senhor Buckley como o músico da minha vida. E muito poderia dizer sobre a música dele e sobre a presença dessas melodias na minha vida, mas não temos tempo.

Em relação à música italiana, um colega meu hoje cantarolava um clássico italiano dos anos 50 de um tal Adriano Celentano. A música chama-se '24000 mila baci' e podes ouvi-la aqui http://www.youtube.com/watch?v=3B3G-mm4VFw. É bem cómica!
Mas qual não é o meu espanto quando, ao pesquisar no You tube, descubro que os Mr Bungle (do grande Mike Paton) têm uma versão desta música? Supreendente!E muito divertida http://www.youtube.com/watch?v=WVdDUcoe-iM

Italianices à parte, vou ali ouvir o novo álbum do Morrissey, de quem gosto muito e dizem que o álbum está muito bom.

Ricardo disse...

Já estava à espera de reacções ao meu comentário da música italiana! Vou ver as vossas sugestões e prometo um post só dedicado a italianadas!

Ana disse...

Fantástico, normalmente quando leio os teus posts é raro conhecer os músicos e bandas de que falas.
Jeff Buckley e o álbum "Grace" conheci por volta de 2001, a par de Ani DiFranco. Já não ouvia há uns bons anos, foi bom recordar. Ando aqui às voltas à procura de uma outra senhora que me recorda a mesma época, mas que não me lembro do nome e não encontro o CD. Uma sul americana, acho, Lahasa???.
Estavam todos no baú para mim e fizeste recordar bons tempos :0)

Anónimo disse...

Ana, a mexicana de voz peculiar Lhasa e um dos seus grandes álbuns, penso que o premiado com um Grammy, "La Llorona".

Ninguém conhece a Ani di Franco! LOL! O meu irmão é fã e eu já a vi ao vivo num distante Super Bock Super Rock, no Passeio Marítimo de Algés, há uns 10 anos ou mais...

Raquel disse...

Adoro Jeff Buckley, conheci através do Pipo, pois claro... cromo da música como tu...