segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festivais de Verão

Ao contrário de certas alturas do ano (verdadeiramente estupidificantes em termos de eventos musicais), o Verão é cada vez mais a época dos festivais de música.

Os grandes patrocinios que estes festivais têm, fazem com que seja mais fácil trazer certos artistas que não viriam a Portugal em tours "exclusivamente suas". Se por um lado isso permite ouvir alguns artistas mais ligados à corrente alternativa, por outro lado é dificil pagar mais de 50 euros para ir um dia a um festival (cujas condições muitas vezes não são as melhores - quer para quem toca, quer para quem assiste) e ter de ouvir autenticas xaropadas para se ouvir "aquela" banda de que estávamos à espera.

Chamem-me esquisito, mas prefiro o conforto da Aula Magna ou proximidade do Santiago Alquimista...

Pois... Tudo isto estava muito bem definido e arrumado na minha cabeça, até ver estes senhores reunidos e virem ao Sudoeste deste ano!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Rei da Pop

É a noticia de hoje: o desaparecimento de Michael Jackson, o Rei da Pop.

Não tenho um disco ou CD deste homem que se transformou numa lenda (não só pela sua música, mas também pelo seu estilo de vida). No entanto, também a minha geração está marcada por 'Wacko Jacko'. Quantos de nós morriamos de medo quando passava o "Thriller" na televisão? No inicio saía da sala e só voltava quando acabava a música... mas às tantas dava por mim a tapar os olhos só para conseguir ouvir o tema!

Certamente a história de MJ não acaba hoje. Quer porque a sua música continuará a inspirar muitos, mas também porque a dimensão deste artista tem como conseguência a criação de muitos mitos. Tal como o outro Rei (Elvis), iremos certamente ouvir um ou outro a dizer que o viu em determinado lugar e que afinal não morreu!

Em relação á música, gosto particularmente deste tema... a voz é diferente do que estamos mais habituados a ouvir e o ritmo é simplesmente espectacular.

Rest in Peace!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Clássicos III

Muito do que ouvimos hoje em dia é inspirado naquela que é considerada a maior banda do mundo... Ficou mesmo célebre a expressão de John Lennon a afirmar que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo.

Na minha visita a NY, tive a oportunidade de passar pelo memorial a John Lennon no Central Park (perto do prédio onde vivia e onde foi assassinado). Esta parte do parque tem precisamente a designação de Strawberry Fields, precisamente o nome desta canção:

terça-feira, 23 de junho de 2009

Beirut

Como os últimos tempos têm sido agitados, tenho optado por ouvir algumas coisas na tentativa (mais ou menos frustrada) de conseguir alguma calma.

Beirut inclui-se no lote de outros como Sufjan Stevens ou Andrew Bird. A questão que se coloca é: como é que um miúdo (Zach Condon), nascido em 1986, já editou 2 ou 3 trabalhos deste nível e com esta sonoridade? Não deveria estar a tentar tocar Linkin Park ou Greenday... ou pior... Justin Timberlake ou as xaropadas do Timbaland?

O percurso deste rapaz é original. Leiam o seu perfil no wikipedia, onde nos dizem que na universidade estudou Fotografia e... Português. Toca trompete e ukelele!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sem tempo...

Ando numa correria e não há tempo para escrever no blog... nem sequer para praticar este tema (reconhecem? Sem comentários!) para as aulas de guitarra!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Au Revoir Simone

É uma nova descoberta... pelo que sei, é uma banda 100% feminina.

Para ouvir em clima de melancolia!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Vendido!

Finalmente vendi aquele que foi o meu carro nestes últimos 10 anos... é com alguma nostalgia que o vejo partir! Foram 92 mil km sempre a andar!

Aqui fica uma homenagem :)

terça-feira, 9 de junho de 2009

A ouvir em "repeat"...

The Killers - Mr. Brightside

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O'questrada

Este fim de semana apanhei "en passant" esse programa mítico e "milenar" que já é o Top+ e vi uma actuação ao vivo dos O'questrada.

No minimo original: o que o tipo da guitarra portuguesa faz, para alguns deve ser um sacrilégio... eu gosto! Depois... bom, depois há o outro que toca contra-bacia...

«Glória à Hermínia, ao Marceneiro e tais fadistas. Glória à ginjinha, ao medronho e à Revista»... Muito bom!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Constatação

Doem-me os dedos por causa da guitarra... qualquer dia toco de luvas!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O novo dos Grizzly Bear

Menciono-os novamente devido ao novo álbum "Veckatimest". Ou muito me engano ou este novo trabalho vai figurar nas listagens da imprensa especializada relativamente aos melhores de 2009.

A música parece simples e a voz não desafina... é um álbum que chega a hipnotizar! Ainda por cima habituam-nos a videos "do outro mundo" (lembram-se do outro?):

quarta-feira, 3 de junho de 2009

War Child: Heroes

A outra aquisição foi o álbum: "War Child: Heroes". Trata-se de uma compilação de clássicos de "ontem" por bandas de "hoje".

Evitem o download do álbum (tal como do Dark Was The Night já aqui referido) uma vez que as receitas de venda destinam-se à organização War Child que trabalha para crianças afectadas pela guerra no Iraque, Afeganistão, Uganda e Rep. Dem. do Congo.

Esta é a composição do álbum:

1. Beck (Bob Dylan: Leopard-Skin Pill-Box Hat)
2. Scissor Sisters (Roxy Music: Do The Strand)
3. Lily Allen ft. Mick Jones (The Clash: Straight To Hell)
4. Duffy (Paul McCartney: Live And Let Die)
5. Elbow (U2: Running To Stand Still)
6. TV On The Radio (David Bowie: Heroes)
7. Hot Chip (Joy Division: Transmission)
8. The Kooks (The Kinks: Victoria)
9. Estelle (Stevie Wonder: Superstition)
10. Rufus Wainwright (Brian Wilson: Wonderful/ Song For Children)
11. Peaches (Iggy Pop: Search And Destroy)
12. The Hold Steady (Bruce Springsteen: Atlantic City)
13. The Like (Elvis Costello: You Belong To Me)
14. Yeah Yeah Yeahs (The Ramones: Sheena Is A Punk Rocker)
15. Franz Ferdinand (Blondie: Call Me)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Kings of Leon

Computador avariado, CD comprado! Esta bem poderia ser a máxima do dia de ontem.

O dia começa com o meu PC a fazer greve e a perder tudo o que tinha no disco. Até ter um novo instrumento de trabalho andei a fazer de manga de alpaca... tratar de papelada em atraso!

Uma vez que só consegui voltar à normalidade pela tarde, saí para o almoço. Como tinha tempo, dei por mim às voltas na Fnac. Nunca dá bom resultado: dois CD's comprados e mais alguns deram entrada na lista de próximas aquisições.

Uma das aquisições foi Youth and Young Manhood dos Kings of Leon. Os KoL são uma banda de 3 irmãos e um primo que começaram a tocar na igreja (evangélica, tal e qual os nossos Pontos Negros) e que rapidamente atingiram sucesso na Europa. Apesar de recentemente terem lançado um álbum mais voltado para o mainstream (onde se inclui "Use Somebody"), os verdadeiros fãs desta banda gostam mais da sua fase hippie. Aqui fica uma amostra.

PS: estou seriamente a pensar em fazer um penteado igual ao do vocalista!